Sao Paulo 450 anos São Paulo 450 Anos Lira Teatro Municipal
Poética da Urbanidade - Estudos interculturais
Academia Brasil-Europa de Ciência da Cultura e da Ciência
Akademie Brasil-Europa für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft
© 2004 A.A.Bispo. Todos os direitos reservados.
» Reflexões em diversos contextos-------» Colóquio 2004-------» Academia Brasil-Europa-------» Instituto Brasileiro I.B.E.M.

Goerlitz
Materiais para as discussões do Colóquio Internacional de Estudos Interculturais (2004)

 

GOERLITZ-SÃO PAULO NO PROGRAMA DE ESTUDOS INTERCULTURAIS "POÉTICA DA URBANIDADE" PELOS 450 ANOS DE SÃO PAULO

NOVAS PERCEPÇÕES E TRANSFORMAÇÕES DE IMAGENS
Görlitz und Bautzen, 7 de junho de 2003

 

Com as transformações políticas ocorridas no Leste europeu, com a crítica e o abandono de seus fundamentos teóricos, com a modificação de atitudes perante a vida de trabalho e com a correspondente mudança de visões urbanológicas, a questão da imagem da cidade passa de novo a adquirir uma importância fundamental.

A discussão a respeito da imagem da cidade não é nova, porém. O que deve ser salientado é o seu vínculo com a música. Neste aspecto, o autor que marcou época no desenvolvimento do pensamento urbanológico foi Kevin Lynch (The Image of the City, 1960). A sua argumentação partia de conceitos relacionados com a percepção do espaço urbano. Como arquitetura, a cidade seria uma construção no espaço. A sua percepção, porém, ocorreria apenas através de longos períodos de tempo. Assim, a percepção da cidade seria também uma arte temporal, tal como a música. De acordo com as ocasiões e as pessoas, as sequências seriam interruptas, invertidas, abandonadas ou cortadas.

Lynch comparou, assim, a percepção urbana à música segundo concepções da vanguarda de sua época. Não parece sem significado o fato de ter esse autor entrevistado John Cage, além de vários representantes de arte visual contemporânea. Para ele, o importante seria o fato da cidade ser vista sob luzes e condições atmosféricas diversificadas. Nada seria isolado na cidade, tudo estaria relacionado com o seu entorno, com a seqüência de eventos condutores e com a memória de experiências passadas.

Assim, a imagem da cidade seria embebida de memórias e de significados. Não apenas as partes físicas, imóveis da cidade seriam de importância, mas sim também os elementos em movimento, em particular a gente e suas atividades. O analista não seria apenas observador de tal espetáculo, mas sim parte do mesmo, no palco com os demais atores.

Entre as regiões da Europa Central que mais significado apresentam para a história da música, da cultura e das relações interculturais encontra-se Lausitz. A pluralidade de memórias e de significados se manifesta hoje ainda nas tradições populares, sobretudo na cultura das parcelas populacionais de origem eslava, dos sorbes. A idéia de que a percepção urbana tem muito a ver com a experiência musical pode aqui oferecer perspectivas para novos enfoques relativos às cidades históricas da região após a queda do muro de Berlim.

Antonio Alexandre Bispo

retorno