Academia Brasil-Europa© de Ciência da Cultura e da Ciência Akademie Brasil-Europa© für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft
»_português---------»_deutsch---------»_impressum---------»_contato---------»_Brasil-Europa.eu
ARRAIAL DO CABO, RJ, BRASIL Atividades da Academia Brasil-Europa 2007
Viagem cultural 23 de dezembro a 16 de janeiro de 2007 Complexo temático: Estrada Real, Caminho de Anchieta e Imigração (Rotas do Mar e das Montanhas ES)
Participantes: Prof. Dr. A.A.Bispo, Dr. H. Hülskath (A.B.E.), K. Jetz, T. Nebois (I.S.M.P.S.), E. do Rego (I.B.E.M.). Encontro de S. Paulo: Profa. Isolda Bassi-Bruch (Pres. A.B.E.), Dra. Neide Carvalho (assessoria jurídica das organizações, Secretaria de Estado da Cultura)
Projeto e programação: Prof. Dr. A. A. Bispo, com a colaboração da Universidade de Colonia, Alemanha. Antecedentes: seminários e cursos expositivos realizados na Universidade de Colonia em 2006
Objetivos: Atualização de impressões, observação informal de novos desenvolvimentos e renovação de impulsos para o prosseguimento de projetos da A.B.E. e dos institutos a ela integrados (Migração, Poética da Urbanidade, Cultura e Natureza, Processos interamericanos e transatlânticos). Recolha de material fotográfico e de documentos para os acervos e as publicações da A.B.E.
Para maiores informações veja os números da Revista Brasil-Europa-Correspondência Euro-Brasileira (2006:6 e 2007:1)
©Todos os direitos reservados: ABE/ISMPS, 2006/2007
Arraial do Cabo. Hoje município autônomo, separado de Cabo Frio, o Arraial do Cabo é uma localidade de relevante significado para os estudos ambientais e culturais. Conhecido e valorizado sobretudo pelas suas belezas naturais, riqueza subaquática e características especiais das correntes marítimas, o Arraial do Cabo distingue-se também pelo seu significado arqueológico submarino (restos de naves) e histórico.
Os historiadores salientam o fato de sua descoberta ter-se dado já em 1503, no decorrer da viagem de Américo Vespúcio. A fundação da igreja de Nossa Senhora dos Remédios é datada de 1506. Teria sido nela que se celebrou a primeira missa em edifício sacro no Brasil. Foi ali também que se teria implantado a primeira feitora do Brasil.
A história da região é marcada pelos conflitos das nações européias e de seus aliados indígenas. Os tamoios, sob a influência francesa, representavam um obstáculo aos planos colonizadores de Portugal. Ponto culminante e decisivo dos conflitos foi a assim-chamada Guerra de Cabo Frio, ocorrida em 1575. Essa guerra levou à expulsão dos franceses e à escravização e ao extermínio de milhares de indígenas. A história da região do século XVII, porém, continuou a ser marcada pela ação de europeus de várias nações, entre eles piratas inglêses e holandeses.
Em 1615, o Governador Constantino Menelau do Rio de Janeiro, marcando o domínio luso, fundou a povoação de Cabo Frio, sob o nome de Santa Helena, à qual ficou submetido o Arraial do Cabo.
Um estudo mais aprofundado da história cultural do Arraial não pode ser realizado sem a consideração das formas de expressão e do sentido da devoção a Nossa Senhora dos Remédios, introduzida ali pelos portugueses e presente até hoje na vida espiritual e cultural da comunidade. Essa forma de culto mariano havia sido por sua vez trazida para Portugal no século XIII por membros franceses da Ordem Hospitalar da Santíssima Trindade. Essa ordem dedicava-se ao resgate dos cativos no Oriente. É uma questão dos estudos históricos examinar até que ponto a noção de cativos cristãos em mãos de infiéis foi aplicada às circunstâncias do descobrimento e da colonização da região.
A.A.B.
» retorno: Trabalhos » zurück: Konferenzen und rezente Arbeiten