Academia Brasil-Europa© de Ciência da Cultura e da Ciência Akademie Brasil-Europa© für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft
»_português---------»_deutsch---------»_impressum---------»_contato---------»_Brasil-Europa.eu
BÚZIOS, RJ, BRASIL Atividades da Academia Brasil-Europa 2007
Viagem cultural 23 de dezembro a 16 de janeiro de 2007 Complexo temático: Estrada Real, Caminho de Anchieta e Imigração (Rotas do Mar e das Montanhas ES)
Participantes: Prof. Dr. A.A.Bispo, Dr. H. Hülskath (A.B.E.), K. Jetz, T. Nebois (I.S.M.P.S.), E. do Rego (I.B.E.M.). Encontro de S. Paulo: Profa. Isolda Bassi-Bruch (Pres. A.B.E.), Dra. Neide Carvalho (assessoria jurídica das organizações, Secretaria de Estado da Cultura)
Projeto e programação: Prof. Dr. A. A. Bispo, com a colaboração da Universidade de Colonia, Alemanha. Antecedentes: seminários e cursos expositivos realizados na Universidade de Colonia em 2006
Objetivos: Atualização de impressões, observação informal de novos desenvolvimentos e renovação de impulsos para o prosseguimento de projetos da A.B.E. e dos institutos a ela integrados (Migração, Poética da Urbanidade, Cultura e Natureza, Processos interamericanos e transatlânticos). Recolha de material fotográfico e de documentos para os acervos e as publicações da A.B.E.
Para maiores informações veja os números da Revista Brasil-Europa-Correspondência Euro-Brasileira (2006:6 e 2007:1)
©Todos os direitos reservados: ABE/ISMPS, 2006/2007
Armação de Búzios. A desenvolvimento de Búzios em centro turístico nas últimas décadas, a sua transformação urbana daí decorrente, o cunho cosmopolita de sua vida social e a internacionalidade dos eventos culturais alí promovidos podem dar a impressão de que a localidade apresenta uma importância relativa sob a perspectiva dos estudos culturais. Búzios oferece vasto campo para análises de questões sociológicas e culturais (sobretudo pop-culturais) da atualidade, seja por ex. o de formação de imagens a partir da presença de ídolos, no caso de Brigitte Bardot, que hoje possui até mesmo uma estátua no local.
O significado de Búzios para os estudos culturais é, porém, muito maior. A sua denominação tem sido explicada em função da quantidade de conchas ali existente no passado, dirigindo assim a atenção à função pesqueira do pontal. O nome Ponta dos Búzios já surge em mapas do século XVI (1576). Búzios insere-se assim nos estudos culturais litorâneos e, em particular, como Armação, na história dos locais brasileiros onde se praticava a caça da baleia até fins do século XVIII. A história cultural une-se aqui de forma evidente à história das transformações do meio ambiente.
Essa função de Armação de Búzios assume um sentido espiritual na devoção de Santa Ana, padroeira do local. A simbologia da água do mar, dos grandes cetáceos, de terrenos alagadiços, baixos, pouco frutíferos, surge em vários locais do Brasil onde se venera a mãe de Maria. Também aqui, uma capela de Sant'Ana, situada numa elevação à beira do mar, domina o local e determina o espectro de significados que dá um sentido mais profundo à natureza. A pequena igreja foi edificada em 1740. Durante séculos foi o centro da vida comunitária, e os toques de seu sino anunciavam festas, intempéries e o surgimento de baleias. A partir de estudos hermenêuticos relacionados com o sentido da devoção a Santa Ana pode-se ganhar subsídios para a reconstrução histórica de mentalidades do passado de Búzios. Nessa história insere-se também o fato de ter sido essa região marcada pelo tráfico de escravos, que ali aportavam.
A.A.B.
» retorno: Trabalhos » zurück: Konferenzen und rezente Arbeiten