Academia Brasil-Europa© de Ciência da Cultura e da Ciência Akademie Brasil-Europa© für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft
»_português---------»_deutsch---------»_impressum---------»_contato---------»_Brasil-Europa.eu
ITABIRA, MG, BRASIL Atividades da Academia Brasil-Europa 2007
Viagem cultural 23 de dezembro a 16 de janeiro de 2007 Complexo temático: Estrada Real, Caminho de Anchieta e Imigração (Rotas do Mar e das Montanhas ES)
Participantes: Prof. Dr. A.A.Bispo, Dr. H. Hülskath (A.B.E.), K. Jetz, T. Nebois (I.S.M.P.S.), E. do Rego (I.B.E.M.). Encontro de S. Paulo: Profa. Isolda Bassi-Bruch (Pres. A.B.E.), Dra. Neide Carvalho (assessoria jurídica das organizações, Secretaria de Estado da Cultura)
Projeto e programação: Prof. Dr. A. A. Bispo, com a colaboração da Universidade de Colonia, Alemanha. Antecedentes: seminários e cursos expositivos realizados na Universidade de Colonia em 2006
Objetivos: Atualização de impressões, observação informal de novos desenvolvimentos e renovação de impulsos para o prosseguimento de projetos da A.B.E. e dos institutos a ela integrados (Migração, Poética da Urbanidade, Cultura e Natureza, Processos interamericanos e transatlânticos). Recolha de material fotográfico e de documentos para os acervos e as publicações da A.B.E.
Para maiores informações veja os números da Revista Brasil-Europa-Correspondência Euro-Brasileira (2006:6 e 2007:1)
©Todos os direitos reservados: ABE/ISMPS, 2006/2007
Itabira. A cidade de Itabira é conhecida sobretudo como centro de extração de minérios. Nos guias culturais ela não é mencionada, nos estudos dedicados à cultura de Minas Gerais, centralizados historicamente nas cidades do apogeu do ouro, ela praticamente não é considerada. Exceção é a menção ocasional da Igreja do Rosário, de 1775, com pinturas atribuidas a Athayde. Uma reorientação científico-cultural dos estudos, porém, possibilita o descobrimento do significado excepcional de Itabira para análises culturais. Para estudos da cultura de mineração e industrial, e suas conseqüências para o meio ambiente, a importância de Itabira é evidente. Isso o demonstra o Museu do Ferro e a própria companhia de Mineração Vale do Rio Doce, que atualmente se empenha no apoio a projetos culturais na região. Centros culturais de particular relevância em Itabira são a Casa de Carlos Drummond de Andrade e o Museu, localizado no prédio da antiga Câmara Municipal. Aqui fica evidente o esforço dos representantes locais da cultura pelo estudo da transformação urbana e pela conservação dos poucos edifícios que restaram do passado. Entretanto, é uma história das mentalidades e uma história de orientação social e ecológica que abre perspectivas para o desenvolvimento maior dos estudos relativos a Itabira. Também análises demopsicológicas e/ou simbólico-antropológicas prometem trazer novos conhecimentos. Haveria uma relação - como afirmada em mitos - entre a extração radical de riquezas da terra e o elevado número de casos de suicídios que ocorrem na cidade? Em todo o caso, Itabira oferece-se como um campo ideal de estudos culturais orientados segundo a problemática ambiental, tais como aqueles desenvolvidos no projeto "Cultura e Natureza" da A.B.E.
A.A.B.
» retorno: Trabalhos » zurück: Konferenzen und rezente Arbeiten