Academia Brasil-Europa© de Ciência da Cultura e da Ciência Akademie Brasil-Europa© für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft
»_português---------»_deutsch---------»_impressum---------»_contato---------»_Brasil-Europa.eu
NITERÓI, RJ, BRASIL Atividades da Academia Brasil-Europa 2007
Viagem cultural 23 de dezembro a 16 de janeiro de 2007 Complexo temático: Estrada Real, Caminho de Anchieta e Imigração (Rotas do Mar e das Montanhas ES)
Participantes: Prof. Dr. A.A.Bispo, Dr. H. Hülskath (A.B.E.), K. Jetz, T. Nebois (I.S.M.P.S.), E. do Rego (I.B.E.M.). Encontro de S. Paulo: Profa. Isolda Bassi-Bruch (Pres. A.B.E.), Dra. Neide Carvalho (assessoria jurídica das organizações, Secretaria de Estado da Cultura)
Projeto e programação: Prof. Dr. A. A. Bispo, com a colaboração da Universidade de Colonia, Alemanha. Antecedentes: seminários e cursos expositivos realizados na Universidade de Colonia em 2006
Objetivos: Atualização de impressões, observação informal de novos desenvolvimentos e renovação de impulsos para o prosseguimento de projetos da A.B.E. e dos institutos a ela integrados (Migração, Poética da Urbanidade, Cultura e Natureza, Processos interamericanos e transatlânticos). Recolha de material fotográfico e de documentos para os acervos e as publicações da A.B.E.
Para maiores informações veja os números da Revista Brasil-Europa-Correspondência Euro-Brasileira (2006:6 e 2007:1)
©Todos os direitos reservados: ABE/ISMPS, 2006/2007
Niterói. A cidade de Niterói, nos estudos dedicados ao Brasil e à cultura brasileira, tem ficado injustamente à sombra da vizinha cidade do Rio de Janeiro. Não basta, porém, dizer como sugerido a turistas - que o interesse de Niterói reside no panorama único que de lá se descortina da "cidade maravilhosa". Niterói conta com uma história própria, rica e diferenciada, foi berço de numerosos vultos das ciências, da cultura e das artes, possui entidades dedicadas ao ensino, à pesquisa e às artes de grande relevância e monumentos arquitetônicos de diferentes épocas. Salienta-se o significado das fortalezas de Niterói sob o ponto de vista da história da arquitetura militar. Constata-se hoje um novo interesse pela valorização do centro de Niterói - como em várias outras cidades do Brasil - marcado que é por jardins de interesse histórico e paisagístico, edifícios representativos de fins do século XIX e primeira metade do XX. tais como o significativo conjunto de prédios que abrigam órgãos estaduais e municipais, por exemplo o Palácio Tibiriçá (Prefeitura) e a Secretaria de Eduçação. Testemunho dessa nova consciência pelos valores arquitetônicos e urbanos da cidade é o Teatro Municipal, agora renovado. Considerando ainda as igrejas da cidade, em parte magnificamente situadas (por ex. a Igreja de São Francisco de Paula), pode-se afirmar que Niterói pertence à série de cidades brasileiras que mereceria maior atenção nos estudos urbanísticos. Além do patrimônio histórico, a cidade procura rejuvenescer a sua imagem através de um ambicioso projeto denominado de "caminho de Niemeyer", com o intuito de tornar-se a segunda cidade do país com o maior número de obras desse arquiteto. A imagem da cidade já está marcada pelo Museu de Arte Contemporânea; em construção se encontram, entre outros, o auditório (em estado avançado) e o edifício da fundação de mesmo nome. Estilisticamente, as obras do arquiteto são inconfundíveis e, por assim, dizer, singularmente representativas de uma época já passada da história da arquitetura. A discussão estética e sócio-cultural desse projeto deve ser intensivada por arquitetos para os analistas da cultura.
No âmbito da tradição da A.B.E., Niterói já foi considerado em diversas oportunidades e esteve presente em projetos e eventos, sobretudo através da ação dinâmica de Suely Ventura Brígido, professora do curso superior do Conservatório Musical de Niterói e membro da organização e de seus institutos. O "Caminho Niemeyer" deverá ser discutido no programa "Poética da Urbanidade" da A.B.E.
A.A.B.
» retorno: Trabalhos » zurück: Konferenzen und rezente Arbeiten