Academia Brasil-Europa© de Ciência da Cultura e da Ciência Akademie Brasil-Europa© für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft
»_português---------»_deutsch---------»_impressum---------»_contato---------»_Brasil-Europa.eu
PONTE NOVA, MG, BRASIL Atividades da Academia Brasil-Europa 2007
Viagem cultural 23 de dezembro a 16 de janeiro de 2007 Complexo temático: Estrada Real, Caminho de Anchieta e Imigração (Rotas do Mar e das Montanhas ES)
Participantes: Prof. Dr. A.A.Bispo, Dr. H. Hülskath (A.B.E.), K. Jetz, T. Nebois (I.S.M.P.S.), E. do Rego (I.B.E.M.). Encontro de S. Paulo: Profa. Isolda Bassi-Bruch (Pres. A.B.E.), Dra. Neide Carvalho (assessoria jurídica das organizações, Secretaria de Estado da Cultura)
Projeto e programação: Prof. Dr. A. A. Bispo, com a colaboração da Universidade de Colonia, Alemanha. Antecedentes: seminários e cursos expositivos realizados na Universidade de Colonia em 2006
Objetivos: Atualização de impressões, observação informal de novos desenvolvimentos e renovação de impulsos para o prosseguimento de projetos da A.B.E. e dos institutos a ela integrados (Migração, Poética da Urbanidade, Cultura e Natureza, Processos interamericanos e transatlânticos). Recolha de material fotográfico e de documentos para os acervos e as publicações da A.B.E.
Para maiores informações veja os números da Revista Brasil-Europa-Correspondência Euro-Brasileira (2006:6 e 2007:1)
©Todos os direitos reservados: ABE/ISMPS, 2006/2007
Ponte Nova. Os estudos relativos ao Brasil, em particular a Minas Gerais, sobretudo no Exterior, concentram-se no estudo da história, do patrimônio e de expressões culturais e artísticas de algumas poucas cidades que apresentam monumentos de excepcional relevância ou conjuntos arquitetônicos caracterizados por certa homogeneidade. Reduz-se demasiadamente o campo dos interesses ao Barroco. Uma orientação dos estudos segundo perspectivas científico-culturais mais atuais, dirigindo a atenção não tanto a obras, mas sim a processos, permite aguçar a sensibilidade para outros tipos de leitura de contextos urbanos, valorizando localidades até hoje pouco consideradas. Descobre-se, muitas vezes, que essas comunidades possuem dinâmica vida cultural, historiadores e estudiosos da cultura que se empenham no estudo regional e local, arquivos e instituições de pesquisa e difusão. Este é o caso de Ponte Nova, onde se desenvolve atualmente um projeto de organização, preservação e disponibilização de documentos relativos à história da cidade e do Vale do Piranga.
Os estudos da história de Ponte Nova prometem oferecer relevantes subsídios para análises de processos de urbanização nas suas relações com o mundo rural, uma vez que a história da cidade interliga-se com a história de fazendas da região: Vargem Alegre (1755), Córrego das Almas (1756), Vau-Açu (1763). O desenvolvimento histórico local ocorreu paralelamente ao declínio da extração do ouro e conseqüente incremento de outras atividades, sobretudo agrícolas, salientando-se a região como centro produtor de açúcar.
A.A.B.
» retorno: Trabalhos » zurück: Konferenzen und rezente Arbeiten