Academia Brasil-Europa© de Ciência da Cultura e da Ciência Akademie Brasil-Europa© für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft
»_português---------»_deutsch---------»_impressum---------»_contato---------»_Brasil-Europa.eu
RIO DE JANEIRO, BRASIL Atividades da Academia Brasil-Europa 2007
Viagem cultural 23 de dezembro a 16 de janeiro de 2007 Complexo temático: Estrada Real, Caminho de Anchieta e Imigração (Rotas do Mar e das Montanhas ES)
Participantes: Prof. Dr. A.A.Bispo, Dr. H. Hülskath (A.B.E.), K. Jetz, T. Nebois (I.S.M.P.S.), E. do Rego (I.B.E.M.). Encontro de S. Paulo: Profa. Isolda Bassi-Bruch (Pres. A.B.E.), Dra. Neide Carvalho (assessoria jurídica das organizações, Secretaria de Estado da Cultura)
Projeto e programação: Prof. Dr. A. A. Bispo, com a colaboração da Universidade de Colonia, Alemanha. Antecedentes: seminários e cursos expositivos realizados na Universidade de Colonia em 2006
Objetivos: Atualização de impressões, observação informal de novos desenvolvimentos e renovação de impulsos para o prosseguimento de projetos da A.B.E. e dos institutos a ela integrados (Migração, Poética da Urbanidade, Cultura e Natureza, Processos interamericanos e transatlânticos). Recolha de material fotográfico e de documentos para os acervos e as publicações da A.B.E.
Para maiores informações veja os números da Revista Brasil-Europa-Correspondência Euro-Brasileira (2006:6 e 2007:1)
©Todos os direitos reservados: ABE/ISMPS, 2006/2007
Rio de Janeiro 2007. O programa de visitas caracterizou-se pela concentração de interesses em alguns poucos complexos temáticos. Em primeiro lugar, as atenções foram dirigidas a dois museus mantidos pela Fundação de Castro Maya, a Chácara do Céu, em Santa Teresa, e o Solar do Açude, na Floresta da Tijuca. Essa atenção particular justificou-se pelo conceito cultural-ambientalista representado por Castro Maya e que o torna figura exponente em todas as tentativas de estudo das relações entre Cultura e Natureza, escopo de projeto em andamento da A.B.E. Em Santa Teresa, procurou-se também contacto com entidades de bairro dedicadas à preservação e ao fomento das características naturais e culturais da comunidade, uma vez que se constatam dinâmicas e bem fundamentadas iniciativas nesse sentido (por ex. De olho em Santa). Outro complexo de interesses foi determinado pela visita do Paço Imperial, da Capela Imperial e de ruas na região da Praça XV sob a perspectiva da revalorização cultural que está ocorrendo, comparando-a com os esforços nesse sentido observados em São Paulo. Um marco simbólico foi a visita do Mosteiro de São Bento e do Convento de Santo Antonio pela passagem dos 15 anos do Congresso Internacional pelos 500 anos da América, em 1992, e do III° Simpósio Internacional '"Música Sacra e Cultura Brasileira".
No âmbito dos trabalhos da A.B.E., o Rio de Janeiro tem tido naturalmente posição de particular relêvo, sendo considerado sob muitos aspectos em eventos vários e publicações. Esses trabalhos, iniciados em 1969, foram desenvolvidos com o apoio de várias instituições locais. As observações informais agora realizadas serão colocadas a serviço dos projetos "Cultura, Natureza e Música" , e "Poética da Urbanidade".Os conceitos e as obras de Castro Maya podem s er comparadas com aquelas de Burle Marx, estudadas em 2004 no sítio do paisagista em Guaratiba, por ocasião do Colóquio Internacional pelos 450 Anos de São Paulo.
A.A.B.
» retorno: Trabalhos » zurück: Konferenzen und rezente Arbeiten