Academia Brasil-Europa© de Ciência da Cultura e da Ciência Akademie Brasil-Europa© für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft
»_português---------»_deutsch---------»_impressum---------»_contato---------»_Brasil-Europa.eu
SANTA MARIA DO JETIBA, BRASIL Atividades da Academia Brasil-Europa 2007
Viagem cultural 23 de dezembro a 16 de janeiro de 2007 Complexo temático: Estrada Real, Caminho de Anchieta e Imigração (Rotas do Mar e das Montanhas ES)
Participantes: Prof. Dr. A.A.Bispo, Dr. H. Hülskath (A.B.E.), K. Jetz, T. Nebois (I.S.M.P.S.), E. do Rego (I.B.E.M.). Encontro de S. Paulo: Profa. Isolda Bassi-Bruch (Pres. A.B.E.), Dra. Neide Carvalho (assessoria jurídica das organizações, Secretaria de Estado da Cultura)
Projeto e programação: Prof. Dr. A. A. Bispo, com a colaboração da Universidade de Colonia, Alemanha. Antecedentes: seminários e cursos expositivos realizados na Universidade de Colonia em 2006
Objetivos: Atualização de impressões, observação informal de novos desenvolvimentos e renovação de impulsos para o prosseguimento de projetos da A.B.E. e dos institutos a ela integrados (Migração, Poética da Urbanidade, Cultura e Natureza, Processos interamericanos e transatlânticos). Recolha de material fotográfico e de documentos para os acervos e as publicações da A.B.E.
Para maiores informações veja os números da Revista Brasil-Europa-Correspondência Euro-Brasileira (2006:6 e 2007:1)
©Todos os direitos reservados: ABE/ISMPS, 2006/2007
Santa Maria de Jetibá. O centro das atenções de estudos voltados à história da imigração européia de língua alemã no Espírito Santo é a cidade de Santa Leopoldina, cada vez mais conhecida pela formação multifacetada de sua população, pelos seus edifícios históricos e pela sua localização natural privilegiada. Entretanto, na atualidade, localidades mais recentes, sem a tradição de Santa Leopoldina, procuram criar uma identidade própria e desenvolver o seu interesse turístico através da valorização cultural da parcela de sua população constituída por imigrantes. No conjunto das cidades que procuram fortalecer traços culturais de cunho alemão, a cidade de Santa Maria de Jetibá alcança no presente um posição cada vez mais influente. Notáveis são os esforços locais de valorização de tradições pomeranas. Não apenas usos consuetudinários e a língua são fortalecidos; orienta-se, na construção de edifícios e, portanto, na criação de uma imagem da cidade, em modêlos idealizados de uma cultura arquitetônica considerada como alemã. No âmbito do projeto "Estética e Imigração" da A.B.E., esses intuitos, que estão determinando a ordenação visual de várias cidades brasileiras, deverão vir a ser analisados nas suas implicações várias.
» retorno: Trabalhos » zurück: Konferenzen und rezente Arbeiten