Academia Brasil-Europa© de Ciência da Cultura e da Ciência Akademie Brasil-Europa© für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft
»_português---------»_deutsch---------»_impressum---------»_contato---------»_Brasil-Europa.eu
VENDA NOVA DOS IMIGRANTES, BRASIL Atividades da Academia Brasil-Europa 2007
Viagem cultural 23 de dezembro a 16 de janeiro de 2007 Complexo temático: Estrada Real, Caminho de Anchieta e Imigração (Rotas do Mar e das Montanhas ES)
Participantes: Prof. Dr. A.A.Bispo, Dr. H. Hülskath (A.B.E.), K. Jetz, T. Nebois (I.S.M.P.S.), E. do Rego (I.B.E.M.). Encontro de S. Paulo: Profa. Isolda Bassi-Bruch (Pres. A.B.E.), Dra. Neide Carvalho (assessoria jurídica das organizações, Secretaria de Estado da Cultura)
Projeto e programação: Prof. Dr. A. A. Bispo, com a colaboração da Universidade de Colonia, Alemanha. Antecedentes: seminários e cursos expositivos realizados na Universidade de Colonia em 2006
Objetivos: Atualização de impressões, observação informal de novos desenvolvimentos e renovação de impulsos para o prosseguimento de projetos da A.B.E. e dos institutos a ela integrados (Migração, Poética da Urbanidade, Cultura e Natureza, Processos interamericanos e transatlânticos). Recolha de material fotográfico e de documentos para os acervos e as publicações da A.B.E.
Para maiores informações veja os números da Revista Brasil-Europa-Correspondência Euro-Brasileira (2006:6 e 2007:1)
©Todos os direitos reservados: ABE/ISMPS, 2006/2007
Venda Nova dos Imigrantes. A localidade de Venda Nova tem-se transformado, nas últimas décadas, em centro de uma região que se empenha no desenvolvimento de um agroturismo a partir da valorização consciente do passado migratório de considerável parcela de sua população. Salientando sobretudo a presença de italianos e de sua cultura - ao lado da vizinha Domingos Martins, que salienta a presença alemã - Venda Nova procura cultivar ou construir uma identidade calcada na colonização italiana no Espírito Santo. Nesse intuito, Venda Nova insere-se numa série de cidades com objetivo similares, entre elas Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. Uma política cultural comum e a discussão de formas diferenciadoras de expressão necessitariam ser incentivadas. Num primeiro ponto de vista, Venda Nova, que se apresenta urbanisticamente como cidade nascida ao redor de uma rodovia, e assim com problemas de caracterização de um centro, salienta-se pelos seus bens cuidados jardins ao longo da estrada.
No âmbito dos trabalhos da A.B.E., a consideração de Vila Nova insere-se no conjunto de trabalhos relativos à imigração , em particular a italiana, já discutidos em vários eventos. O desenvolvimento político-cultural de Vila Nova, relativamente recente, oferece elementos úteis para o estudo de caso de atualidade na valorização dirigida de elementos identificadores. No momento, a organização apoia a realização de um trabalho de mestrado dedicado à imigração italiana sob a perspectiva interamericana e Venda Nova poderá aqui representar um dos pontos aptos à análise.
A.A.B.
» retorno: Trabalhos » zurück: Konferenzen und rezente Arbeiten